Ônibus da Viação Cometa Cai do Viaduto das Almas
Era uma manhã do dia 2 de agosto de 1969, quando um ônibus Scania Ciferal da Viação Cometa vindo da cidade do Rio de Janeiro para Belo Horizonte com mais de 35 passageiros cai do Viaduto das Almas. Novamente se repetia ali mais uma tragédia no mesmo local em que dois anos atrás aconteceu outro acidente com um ônibus da mesma empresa. Assombroso e assustador este acidente marcaria no mesmo trajeto e sentido, e quase na mesma hora acontecia um outro acidente no local em 1967. Coincidências dos fatos levaram muitas pessoas a acreditar que o local era assombrado e que pairava no ar algo enigmático. Perguntas e respostas foram dadas a tantas tragédias que já estavam se tornando uma seqüência macabra no local.Também estavam neste veiculo personalidades famosas com os irmãos Claudinê e Márcio da dupla do programa brasa 4. Em um dos maiores e piores acidentes envolvendo ônibus no Viaduto das Almas o saldo foi o pior de todos 30 mortos e 5 feridos em estado grave. A mutilação dos corpos dificultou os trabalhos do Corpo de Bombeiros, era uma carnificina das mais macabras que se podia ter noção. Este acidente atraiu mais uma centena de pessoas, curiosos que e outros motoristas que transitavam no local na hora do acidente. Como no acidente anterior este com o ônibus da Cometa, o que se viu era impressionante ao levantar o ônibus que afundou mais de 2 metros seu teto ao bater no solo com as rodas para cima. Era enorme o número de corpos mutilados, e ao redor outros espedaçados e irreconhecíveis junto a muito sangue, ao lado do veiculo eram colocados os corpos na medida que eram retirados do que sobrou do ônibus. Novamente se faz a pergunta, imprudência, alta velocidade, sono, mau súbito no motorista, falha mecânica. Algumas das perguntas ficaram no ar e até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu. Muitos tentam jogar a culpa no Viaduto das Almas construído em curva.
30 Corpos mutilados são retirados das ferragens do ônibus acidentado
Carnificina no Viaduto das Almas 30 Mortos
A cena acima mostra como ficou o ônibus depois de ter despencado do Viaduto das Almas. O que se viu era corpos mutilados e despedaçados sendo retirados das ferragens do ônibus. Ao entrar no elevado possivelmente com velocidade acima do permitido o ônibus caiu de uma altura de aproximadamente 30 metros. Justamente no mesmo local onde um ônibus da mesma empresa caiu em 1967. As vitimas com ferimentos graves e que sobreviveram a queda foram apenas 5 sendo que as outra 30 tiveram morte imediata. O Corpo de Bombeiros tiveram muita dificuldade em resgatar tanto os feridos quanto os mortos. O ônibus assim que foi levantado e que se teve a noção da sua gravidade. Era muitas as vitimas fatais, ferragens retorcidas, o trabalho difícil se deu ao fato do ônibus ter caído com as rodas para cima durante a queda. Perto do local funciona um posto de gasolina que era parada de diversos viajantes antes de transpor o Viaduto das Almas, no sentido BH/Rio. Como no acidente anterior a este quem estava e trabalhava no posto antes da cabeceira do viaduto pode ouvir um estrondo assim como aquele do dia 13 de setembro de 1967. Para a surpresa de todos era mais um veiculo da Viação Cometa que acabava de cair do elevado.
Assustados motoristas, transeuntes e várias pessoas corriam até o viaduto para ver o acontecido. Ao ver o ônibus com as rodas para cima já imaginavam o pior: vários passageiros debaixo do veiculo, assim que o ônibus era levantado aos poucos a multidão que acompanhava a cena ficava apavorada diante de tanta carnificina. Muitos questionavam a Viação Cometa e o viaduto pelas mortes. Era várias as hipóteses para o acidente, mas tudo em ordem com veiculo, partiram para dois fatores falha humana ou a construção do viaduto em curva. O certo e que não houve testemunha capaz de dizer ao certo o que aconteceu, os sobreviventes só sentiram um rápido barulho quando o ônibus bateu na mureta de proteção e quando o veiculo ficou de ponta a cabeça seguido de uma leve flutuação no ar antes de cair com as rodas para cima.
Na rapidez dos fatos mais uma tragédia envolvendo o já temido Viaduto das Almas, colocava a sua reputação em jogo. Desde a sua construção em 1957 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o viaduto construído em cima de um vale seguido de um córrego de nome Córrego das Almas, parecia predestinado a tragédias e agouros. Desde o primeiro acidente envolvendo uma caminhonete que foi fechada por uma carreta em cima do viaduto, o elevado começou a acontecer vários acidentes cada vez mais trágicos. Depois deste acidente ele ficou cada vez mais conhecido por todos aqueles que tinham que passar por cima dele. Se no primeiro acidente foi manchete nos principais jornais de Minas e do Brasil, imaginem este. As noticias tanto das rádios quanto da mídia escrita e da televisão, impressionava a todos diante de tanta tragédia no mesmo local. Muitos comentários davam conta da velocidade do ônibus na hora do acidente, era de se esperar pois motoristas e pessoas mais antigas diziam lá vem um ônibus da Cometa, e quando se dava conta já estava longe devido a velocidade.
Veja + sobre o Viaduto das Almas clique nos links abaixo:
E-Mail: cvieirabh@yahoo.com.br